Nada como um belo fondue e um bom vinho…

Bom dia!

O título já diz tudo. Talvez a combinação mais comum no inverno, fondues e vinhos são parceiros inseparáveis assim que a temperatura abaixa nesta época do ano.

É importante, porém, saber combinar os vinhos com cada sabor de fondue. Não se toma o mesmo vinho com fondue de queijo, de carne ou de chocolate. Como já falamos aqui neste blog, tudo passa pela harmonização dos sabores e a forma que eles se completam. Sim, eles precisam se completar, e não tentar se sobrepor um ao outro.

Assim, não se pode tomar qualquer vinho, ou pelo menos, não se quiser ter uma verdadeira experiência gastronômica. Se você optar por um vinho branco, evite os ácidos, como os sauvignon blanc. Vinhos perfumados também não combinam com o fondue de queijo pois irão conflitar com o sabor do alimento. Vinhos feitos com uvas chardonnay (os argentinos são ótimos) vão combinar bem com o prato. Caso você prefira vinhos tintos, escolha um leve, fugindo dos cabernet sauvignons, de sabor muito acentuado.

Com relação ao fondue de carne, tintos encorpados são os mais indicados, sempre. Para os fondues de chocolate, o leque de possibilidades na hora da harmonização aumenta bastante. Um bom vinho tinto sempre combina, mas você pode optar por vinhos mais licorosos, vinhos do porto e outros tipos. Neste caso, utilize seu paladar mas evite que o vinho seja mais doce que o próprio alimento em si. Sugerimos um bom cabernet sauvignon.

Agora, aproveite as dicas, faça um fondue e tome um bom vinho, mas sempre com moderação!

Beijos,
Flávia e Michele

About these ads