É dia de festa – Respeitando os protocolos

Bom dia,

Dando continuidade às novidades da semana, hoje estreamos a coluna  É dia de festa.

Toda sexta-feira ,você vai encontrar por aqui dicas de festa etiqueta,serviços,tendências tudo que você precisa saber, para curtir um dia especial! Por isso, a dica de hoje é sobre os trajes para o seu evento.

Você recebeu um convite para uma festa e não sabe o que deve ou não vestir? Não se desespere! Vamos explicar a você o que significa cada um e o que deve ser usado!

Foto: Moda e Estilo 

TRAJE ESPORTE

É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.

Homens – O básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo sapatênis ou mocassim complementa bem o visual.

Mulheres – Tecidos mais rústicos (algodão, crepe, linho e jeans escuro sem rasgos), sapatos baixos, saia e blusa, calças compridas ou um vestido, para os dias mais quentes.

TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville)

Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.

Homens – Um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.

Mulheres – São bem-vindas as pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio ou alto e bolsas mais discretas (nada de sacolas ou mochilas), formando um visual mais cuidado, sem formalidade exagerada, que é a proposta deste traje.

TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social)

Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.

Homens: terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto.

Mulheres: conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes fendas ou bordados exagerados), saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres, como crepes, sedas e veludos. Echarpes ou xales podem ser bons acessórios, desde que discretos. As jóias também pedem cuidado: a pérola é o clássico e bijouterias finas também podem ser usadas.

Foto: Fio de prata 

TRAJE GALA

É o traje das grandes festas, das noites de gala.

Homens – Smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Evite as tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul, prata, cor de rosa…

Mulheres – Vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos (brocados, metalizados, tafetás, shantungs). É vez dos decotes, transparências e bordados. Saltos altos, meias finíssimas, carteira ou bolsa de metal. As saídas de noite são ótimas para amenizar o frio, como echarpes, estolas ou mantôs. As jóias saem do cofre para serem expostas, mas sem excessos.

(Fonte: Gloria Kalil e Claudia Matarazzo)

Dica:É importante prestar atenção no convite!Se foi avisado o que deve ser vestido, é porque aquela ocasião exige um tipo de roupa adequado.

Beijos,

Flávia e Michelle.

Anúncios