Por que comer peixe?

Que o peixe faz bem à saúde, disso boa parte das pessoas sabem, mas poucas conhecem quais são de fato as vantagens do consumo regular de peixes no dia a dia.

Além de benefícios como o Ômega 3, substância que não é produzida pelo nosso organismo e que garante o aumento das atividades nervosas auxiliando a memória, também estão entre os benefcícios o bom humor e a velocidade motora.

Por ser rico em gorduras insaturadas e conter ácido graxo, ele contribui para redução do HDL, que é o colesterol ruim, garantindo um coração saudável com vasos e artérias livres de obstruções.

Foto: Divulgação

Tudo isso auxilia no controle do peso, pois o peixe oferece uma grande quantidade de minerais e nutrientes, como ferro, iodo, magnésio, fósforo, entre outros. Por ser uma excelente fonte de proteínas e de gorduras insaturadas, é recomendado que seja consumido de uma a duas vezes por semana. E, para quem não sabe, ele são essenciais também na digestão e no desenvolvimento de anticorpos.

Outra boa vantagem desse alimento é que ele pode ser consumido das mais variadas maneiras, cozido, assado, frito ou até mesmo in natura, pois possui a carne branca e macia. E em todas as formas de preparo a regra principal é manter a umidade para assegurar que ele  mantenha a carne firme e saborosa. Em molhos ou no vapor é possível manter essa umidade facilmente, e, no caso de prepara-lo frito, empane antes de fritar; se for assa-lo, mantenha o couro.

Dica: a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 12kg de peixe para cada pessoa, por ano. Mas, no Brasil, esse consumo ainda é abaixo do indicado, cerca de 7kg. Uma das justificativas é valor desse produto, mas não é necessário consumir apenas peixes nobres ou de água salgada, os peixes mais comuns e de água doce também possuem as mesmas vantagens e podem ter um custo menor.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as vantagens do peixe na alimentação, que tal melhorar o consumo dessa carne tão importante e saborosa?

Beijos,

Flávia e Michelle

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