O menu do Centro-Oeste, você já conhece?

Hoje vamos falar das comidas típicas da região centro-oeste do nosso país, composta por apenas três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, reduto da nossa capital, Brasília.

Cada um desses estados possui uma característica geográfica própria e, por isso, suas comidas mais regionais são um tanto quanto diferentes entre si. No caso do estado de Goiás, um ingrediente caracteriza muito bem a comida goiana, o Pequi, que é preparado junto com o arroz ou com a galinha caipira, outro ingrediente típico do estado e que também pode ser preparada com a guariroba ou gueroba, que é uma espécie de palmito, “primo” do palmito pupunha. Além desses, tem também o empadão goiano, o quiabo refogado e a jurubeba.

Foto: Divulgação

Já no estado do Mato Grosso, um prato muito apreciado é a farofa de banana da terra como acompanhamento do famoso pacu assado. O arroz de carreteiro feito com carne de charque também é característico desta região. E uma curiosidade! Os motogrossenses não costumam comer salgadinhos industrializados, por lá o que faz sucesso mesmo é o Banana Chipp’s, feito artesanalmente da banana da terra ainda verde.

O Mato Grosso do Sul possui uma grande extensão pantaneira e, portanto, o consumo de peixe por lá é muito comum. Os mais tradicionais são os jaús, os pintados, os dourados, os matrinxãs, entre outros, que normalmente são preparados ao molho e servidos com pirão feito com farinha de mandioca e o molho do peixe.

E para fechar essa viagem gastronômica regional, o Distrito Federal. Por ser uma cidade planejada, recebeu e ainda recebe pessoas de todos os estados do Brasil, além das muitas embaixadas que lá fazem morada. Com isso incorporou um pouco de cada região e tem muita influência internacional em seu cardápio. Sendo assim, lá você encontrará tudo que a culinária brasileira tem de melhor em um mesmo lugar.

Beijos,

Flávia e Michelle.

Anúncios