O colesterol e a saúde

Bom dia, amigos!

Foto: Trico

Vocês têm prestado atenção na alimentação? Por meio de uma alimentação equilibrada podemos controlar vários fatores importantes para nossa saúde, como o colesterol, por exemplo.

Ao contrário do que muitos pensam, ele não é exatamente um vilão. Na verdade, existem dois tipos de colesterol: o LDL, considerado o ruim, pois é depositado nas artérias, causando o seu entupimento, e o HDL, que ajuda a retirar o excesso do LDL do organismo, evitando a formação de placas de gordura no sangue.

Considerado um tipo de gordura (lipídio), o colesterol desempenha um papel fundamental em nosso organismo: é responsável pela produção de hormônio e vitamina D. Seu grande mal é o excesso, que é responsável pelas doenças cardiovasculares causadas pela gordura extra no sangue.

Por estar presente em muitos alimentos, principalmente nos derivados de carne, leite e ovos, é necessária atenção e um cuidado maior daqueles que já têm o colesterol alto, uma vez que as complicações provenientes deste problema podem até mesmo ser fatais.

Os alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, principalmente os de origem animal, devem ser evitados. Também, ao ingerir açúcar, é promovido um desequilíbrio em nosso corpo, o que não favorece nem um pouco a redução do colesterol!

Para os que não vivem sem um pedacinho de doce, a dica é trocar a sobremesa carregada de açúcar por uma salada de frutas vermelhas, assim a dieta não corta completamente o doce, mas também não traz malefícios como os doces abusivos.

Prestem atenção na alimentação sempre e tomem cuidado com os exageros!

Beijos,

Flávia e Michelle.

Anúncios