Muito além do Peru: Costeleta de Vitela com cozido de tomate e feijão branco

foto:gnt.globo.com

foto:gnt.globo.com

Há quem goste de investir em uma mesa farta e com várias entradas antes do prato principal, em uma ceia de Natal. Então, hoje trazemos uma variedade além do tradicional Peru, que cabe muito bem numa ceia farta e tem o requinte “no ponto” para a ocasião.

Aprenda a fazer agora:

Ingredientes:

4 costeletas de vitela

Sal e pimenta

1 colher de sopa de azeite

Feijão

2 xícaras de feijão branco seco ou em conserva

1 colher de sopa de azeite

1 chalota picada

2 dentes de alho picados

2 xícaras de tomate cereja

3 xícaras de caldo de vitela

2 ramos de alecrim fresco

2 ramos de tomilho fresco

Sal e pimenta

Modo de preparo:

Costeleta de vitela

Pré-aqueça o forno a 180°C. Tempere as costeletas de vitela com sal e pimenta, espalhe o azeite e reserve. Em uma frigideira grande, refogue as costeletas de vitela em óleo vegetal por cerca de 3 minutos até dourar os dois lados. Retire da frigideira e leve as costeletas de vitela ao forno por cerca de 12 minutos.

Feijão

Deixe os grãos secos de feijão de molho na água durante a noite. Enxágue os feijões e escorra a água. Em uma frigideira refratária, aqueça o azeite e adicione as chalotas, refogando-as até ficarem translúcidas. Acrescente o alho e continue cozinhando por 1 minuto. Adicione os tomates, o feijão branco e o caldo de vitela. Misture e acrescente o alecrim e o tomilho. Tempere com sal e pimenta. Leve ao forno e cozinhe por cerca de 30 minutos. Retire do forno e mantenha aquecido.

Para servir:

Quando estiver pronto para servir, disponha uma porção da mistura de feijão com tomate sobre as costeletas de vitela. Guarneça com as raspas de limão e uma pitada de azeite. Sirva com fatias grossas de pão rústico, um pouco de azeite e alho moído.

Faça e depois nos conte como ficou!

Beijos,

Flávia e Michelle.

Anúncios